questões de vestibulares

Olá pessoal, aqui iremos postar algumas questões com assuntos relacionados as provas!!


historia: 
 parcial: república velha

1-O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:

a)Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.

b)Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.

c)Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.

d)Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.

e)Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.

2-UFRJ97)- “Canudos ficava num cenário que lembrava as paisagens descritas na Bíblia: uma região árida repleta de caatingas, rodeada por cinco serras ásperas e atravessada por um rio, o Vaza-Barris. Decidido a permanecer naquela autêntica fortaleza natural, e isso não deve ter escapado à percepção de Conselheiro, ele e seu grupo entraram em ação para construir uma comunidade onde estivessem livres do incômodo das autoridades religiosas católicas e políticas, bem como das leis republicanas, dos "coronéis", dos juízes, dos impostos, da justiça arbitrária, da política etc”.(COSTA, Nicola S. Canudos – Ordem e Progresso no Sertão. São Paulo, Moderna, 1990.)O movimento de Canudos (1896-97), liderado pelo beato Antônio Vicente Mendes Maciel, o "Antônio Conselheiro", no sertão nordestino, é um dos mais conhecidos exemplos de movimentos místico-populares que marcou o início da República no Brasil. As problemáticas sociais que deram vida àquele movimento permanecem, até hoje, em grande parte sem solução.A) Cite e justifique dois motivos pelos quais o povoado de Canudos incomodava as "autoridades políticas locais e religiosas".



GLOBAL: O PRIMEIRO GOVERNO DE VARGAS


3. Após a deposição dos governadores, o interventor era uma pessoa de confiança do presidente, nomeada para o governo de cada estado. No Governo Provisório, instituído após a Revolução de 1930, eles eram instrumento utilizados por Vargas. A nomeação de interventores por Getúlio Vargas significava:

A) uma medida política normal tomada por qualquer presidente.
(B) uma medida cujo objetivo era centralizar o poder nos estados.
(C) uma forma de incluir as elites agrárias no poder.
(D)uma das medidas para afastar do poder as elites agrárias e centralizar o poder no governo federal.

4. A revolução ocorrida em 1932, liderada pelas elites paulistas, tinha por objetivo a elaboração de uma nova Constituição e encerrar o governo centralizador de Vargas. O nome dessa revolução:

(A) Revolução de 1930.
(B) Revolução Farroupilha.
(C) Revolução Constitucionalista.
(D) Revolução Democrática.


GABARITO:

1- "b"

2-Permitir o acesso a terra e combater a injustiça.Ao permitir o acesso a terra a experiência de Canudos acabava na prática com a dependência dos sertanejos aos favores do coronel destruía o esquema de manutenção do poder das elites políticas ao reagir em relação a sujeição da população pobre ao mando dos coronéis e padres representantes do poder vigente.

3-"b"

4-"a"


by. karol 























Nenhum comentário:

Postar um comentário